Segurança em todas as camadas, como proteger a minha empresa?

No Brasil ainda existe uma grande quantidade de corporações que negligenciam a Segurança da Informação. Felizmente em nosso país, não possui uma quantidade considerável de pessoas que tenham conhecimento ou possam prejudicar o ambiente de uma empresa, porém se por algum descuido ou má administração da segurança da informação, você pode ficar exposto e as consequências disso são gravíssimas e muitas vezes irreversíveis, tomando proporções catastróficas. E o perigo não está somente na exposição para internet, existe também riscos internos, onde qualquer pessoa mal intencionada que possui acesso ao seu ambiente pode fazer um belo estrago!

Trazemos aqui um termo importante, “Segurança em todas as camadas”.

E o que seriam essas camadas?

  • Firewall Corporativo: Ele é quem vai fazer o controle do que entra e do que sai, seria a camada de borda ou a mais externa. É responsável pelo fluxo da internet, controle de portas e proteção do acesso externo para dentro da sua rede. Basicamente é a porta de entrada e saída para internet. Este precisa ser muito bem implantado e administrado para não expor nenhuma vulnerabilidade interna que possa ser explorada.
  • Filtro Web: Este vai controlar o conteúdo que é acessado pelos usuários na internet. Ele detecta comunicações ocultas, malwares e botnets na rede interna. Resumindo, evita que o usuário faça o uso indevido da internet.
  • Antivírus Corporativo: Um dos mais importantes, porque não adianta você proteger as portas, comunicações, acesso à internet e simplesmente um usuário conectar um pendrive ou abrir um e-mail malicioso. Frisamos aqui também a necessidade do antivírus ser corporativo, pois este possui um gerenciamento centralizado, onde é possível limitar o acesso à dispositivos (pendrive, hd externo e outros). Com o controle de aplicações é possível limitar o acesso/execução de softwares maliciosos e muito mais.
  • Backup em Nuvem: E por último, mas talvez o mais importante, Backup! Ele não faz parte da segurança da informação, porém é ele quem salva você no momento que mais precisa. É de suma importância uma boa ferramenta de Backup que consiga executar suas rotinas de forma segura e efetiva. Após diversos testes em ferramentas diferentes, chegamos em uma solução onde o custo x benefício é excelente, trata-se do Backup em Nuvem, onde os dados são salvos em Datacenter TIER III através de comunicações criptografadas. Antes de executar cada Backup, automaticamente a ferramenta faz uma varredura por ransomware, assim eliminando o risco de comprometer também o Backup. Para saber mais sobre a ferramenta basta clicar em Backup em Nuvem…

 

Concluindo, todas essas ferramentas em conjunto trabalhando em harmonia, conseguem proporcionar um ambiente extremamente seguro, mitigando vulnerabilidades em sua raiz. Também é importante manter todo o seu ambiente sempre atualizado com as últimas versões, desde o sistema operacional até mesmo softwares simples utilizados pelos usuários.

Esperamos que não tenha restado nenhuma dúvida sobre o assunto. Lembre-se, segurança nunca é demais, evite prejuízos e dores de cabeça. A Wirecloud possui expertise e todas as soluções no quesito Segurança da Informação em todas as camadas! Fique despreocupado e conte conosco para proteger o seu ambiente.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *